... defender os interesses dos condutores e guias de turismo de Lençóis, proteger o meio ambiente, capacitar e fomentar cursos de capacitação nas áreas de atuação visando o aprimoramento dos seus associados, desenvolver trabalhos sociais ligados à educação ambiental e promover palestras nas escolas públicas sobre turismo e educação são os principais objetivos da Associação dos Condutores de Visitantes de Lençóis, ACVL, fundada em outubro de 1995 com o nome de Associação dos Guias Turísticos de Lençóis.

Atualmente a ACVL é referência na Chapada Diamantina como uma entidade organizada e respeitada por oferecer um trabalho de qualidade, sobretudo, na conscientização de valor agregado ao trabalho de condução dos turistas. Nesses 20 anos de dedicação exclusiva ao turismo sustentável da Chapada Diamantina percebe-se avanços significativos da entidade motivados pelas ações empreendidas, no sentido de capacitar uma parcela significativa dos seus associados.
Hoje a ACVL é conhecida nacionalmente por reunir os melhores profissionais do ramo, entre condutores de visitantes e guias de turismo que já dominam outros idiomas como francês, inglês, espanhol e alemão, formados pelo SENAC e credenciados pelo Ministério do Turismo. Aos cerca de 200 associados já foram oferecidos cursos com as mais diversas abordagens sobre geologia, geografia, historia, fauna e flora da Chapada Diamantina, primeiros socorros, relações interpessoais e éticas.
Ao longo de sua existência a ACVL já participou de ações em parceria com o trade turístico de Lençóis, IBAMA, Ima, policias civil, militar e ambiental, bombeiros, proprietários de atrativos turísticos, escolas públicas da região e outras associações da categoria na Chapada Diamantina. Entre essas ações destaque para:
Limpeza e manutenção de trilhas em parceria com a Prefeitura Municipal de Lençóis e Secretaria do Meio Ambiente do Estado da Bahia;
Formação e capacitação de grupo de resgate e salvamento em ambientes naturais em parceria com a ABETA (Associação Brasileira de Empresas de Turismo – Aventura), Ministério do Turismo e Corpo de Bombeiro - Polícia Militar do Estado da Bahia;
Programa de Educação Ambiental nas escolas públicas do município de Lençóis;
Curso de Arqueologia em parceria com o Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade Federal da Bahia;
Implementação de placas solares para iluminação na zona rural – estrada do antigo garimpo de Lençóis em parceria com a prefeitura municipal de Lençóis.